terça-feira, 14 de abril de 2009

Legal?


Às vezes olho para trás e parece que os anos 90 estão muito mais longe do que parecem.

Pense bem, nessa época a Regina Casé não gorda e nem chata, nem mesmo era tema de enredo escola de samba.

Na verdade era uma mulher bem pra frente de seu tempo que apresentava programas bem legais e um tanto quanto inovadores. Um deles era o Programa Legal, do qual também fazia parte o Luiz Fernando Guimarães.

Ele estreou no comecinho dos anos 90, em 1991, e era um misto de Globo Repórter com humor. Ou seja, as pessoas realmente aprendiam coisas novas com aquelas piadas. Cada programa era sobre um tema específico como metaleiros, brega, Miami, a preguiça do bahiano, a rivalidade entre Rio e São Paulo e coisas do tipo. Cenários e esquetes temáticos eram intercalados com entrevistas e uma reportagem. Por mais que fosse humor, o programa foi idealizado por Regina e o antropólogo Hermano Viana.

Em 1992 inclusive, Regina Casé recebeu o máximo galardão de um ser na Terra. Seu Programa Legal foi o vencedor na categoria humor do emblemático Troféu Imprensa e ela recebeu o prêmio das mãos do nosso grande Senor Abravanel, o Sílvio Santos, que nos anos 90 já tinha uns 80 anos.

Infelizmente nesse mesmo ano o Programa Legal chegou ao fim, não sei porque, e a decadência de Regina Casé começava.

Regina Casé abraçando um tronco

Fique aí com um bloco do programa em que é feito uma abordagem sobre a rivalidade Rio X SP. Sensacional. Vejam a produção de guerra do começo. E claro, reparem na participação de 3 ícones dos anos 90: Chiquinho Scarpa, Luciana Vendramini e Paulo Ricardo com seus mullets.


* Fiquei de cara quando descobri que o Luiz Fernando Guimarães faz 60 anos em 2009. Já a nossa Regininha Casé tem 55.

* Preste atenção nos créditos iniciais do programa no vídeo e veja quem fazia parte do grupo de roteiristas. Gente do calibre de Jorge Furtado, Marcelo Tas, Pedro Cardoso e Luis Fernando Veríssimo.

3 comentários:

Ronin disse...

Essa já foi legal, literalmente.
Hoje, não suporto essa pessoa.
É a sina Globo. Faustão passou por isso também.

Adélia Jeveaux disse...

eu estudei com a filha da regina casé, na creche, e ela me mordia todo dia.

André disse...

Como assim? Eu acho ela muito carismática e divertida até hoje. Os quadros do Fantástico dela (esse sim um programinha insuportável desde sempre) são sempre ótimos e divertidissimos. Ela embarangou sim e, na vida pessoal, ficou meio loucona (com todo esse negócio de imitar a Missy Eliot. WTF?!) mas acho que, na TV, ela ainda tem a mesma essência de sempre.