segunda-feira, 16 de março de 2009

El Diablo Etcheverry

O Mito

El Diablo Etcheverry é sinônimo de anos 90. Foi ele o grande responsável pela primeira derrota da Seleção Brasileira em um Torneio Eliminatório, na campanha para a Copa 94, aquela do cachorrinho Strike, do "É teeeetra" e da famosa cambalhota do massagista brasileiro Nocaute Jack.
Strike, alguém lembra dele?

Seu gol no jogo contra a Bolívia em La Paz ajudou a instalar uma crise geral no time de Parreira. O time treinado pelo bigodudo Xabier Azkargota entrou para a históra classificando o time para a inesquecível Copa USA 94 e envergonhando toda a nação brasileira por ter perdido um jogo para uma equipe onde o técnico tinha bigode desses e o atacante um espanador no pescoço

Na copa, diz a lenda que Azkargota pedia para os garçons trazerem café só até a metade da xícara, evitando a chafurdação de sua madeixa bucal no líquido quente. Já El Diablo continuou com seu cabelo estilo Oséias, fazendo história. Jogou apenas 3 minutos. Entrou e logo foi expulso após uma agressão no jogo inicial da Copa contra a Alemanha no Estádio Soldier Field em Chicago. O cartão vermelho o deixou suspenso para os próximos 2 jogos, em que El Diablo viu do banco seu time perder também da Espanha e empatar em 1 a 1 com a Coréia do Sul.

Tomou?

Depois disso El Diablo acabou indo para os Estados Unidos, um limbo de jogadores latinos one hit wonder e virou ídolo do Dc United, onde terminou sua carreira. Em 1997, ainda jogando com a 10 boliviana, Etcheverry conseguiu o feito inédito de ser vice-campeão da Copa América. Atualmente ele tenta ser treinador, usando uma equipe da segunda divisão do Equador como Cobaia.

El Diablo convida a todos para visitar seu site oficial
http://www.marcoantonioetcheverry.com/


*Reparem na famosa cambalhota do Nocaute Jack, presente eternamente em nossas memórias, no segundo 6 do vídeo abaixo. Esse vídeo tem tantos momentos, como jogadores comemorando com poli-chinelo (?), que será tema de uma posterior análise no Trash 90. Stay tuned!


2 comentários:

@snel disse...

Bah, essa cambalhota mereceria um post só pra ela! É um caso de estudo de semiótica aquilo!

Ta tri bom o blog!

Túlio disse...

sempre que aparece imagem do tetra aparece a cambalhota. Injustiça total não falarem dela.