terça-feira, 17 de março de 2009

Zaloom!

Por que está no Trash 90?

Falar em TV dos Anos 90 é falar da TV Cultura, sempre conhecida pelos seus programas educativos. Convenhamos que muitos deles eram um porre, menos um: "O Mundo de Beakman".
Era legal mesmo?

Beakman, com a ajuda do rato Lester e da ajudante Josie, que depois foi mudada para Lisa, fazia experimentos científicos que além de serem divertidos ensinavam muito. Foram nada menos que 6 anos de transmissões!

O apresentador era tão animado que parecia estar sob efeito de drogas pesadas, recebia cartas fictícias como a do Júlio Geográfico que vivia no Arquipélago Perdido, se travestia de personagens históricos ou cientistas famosos, lançava desafios e usava o boboscópio só para provar o seu ponto. E sim, sempre usando a palavra mágica ZALOOM!

No mundo dele quase todos falavam gritando, as cores eram gritantes e os personagens bem excêntricos. Além do mais, Beakman parece ter influenciado o personagem Cosmo Kramer do Seinfeld com a sua proposta capilar e comportamento.

O fenômeno Beakman foi tão grande que ele chegou até ser citado em um episódio da primeira temporada do Arquivo X.

Agradeço a eles até hoje por ter fornecido uma experiência com a qual ganhei um 10 na Feira de Ciência na Oitava série. Mentira. Nem lembro que nota foi, só sei que era uma coisa que tinha Bórax.

E hoje o que eles fazem?

Paul Zaloom, o Beakman, é um verdadeito entertainer. Tem 58 anos e já produziu dois filmes, além de ter rodado os EUA com seu show que mistura bonecos e sátira política.


Mark Ritts, o Lester, emprestou sua voz para um dos filmes animados produzidos pelo seu amigo Paul Zaloom e atualmente é dono de uma produtora. Sempre bom lembrar que ele também é um exímio guitarrista, sabe pilotar aviões e fazer truques de mágica. O cara tem um site oficial, onde você pode mandar uma mensagem.

Cruisin' is made for love...

E por que tem uma foto do filme Duets aqui?


Ahh, isso é só para ilustrar o fato de que o Beakman é irmão desse cara aí, o Huey Lewis. Antes de cantar Cruisin com a Gwyneth Paltrow ele já era bem famos nos anos 80 nos EUA com sua banda Huey Lewis and the News. Em 1983, chegaram primeiro lugar das paradas americanas. E claro, em 1985 eles foram suuuuucesso com a música Power of Love, tema do De Volta pro Futuro 1. Lembra?


Voltando ao assunto.

O mundo de Beakman tem um site oficial. Fique aqui com uma parte de um episódio, em inglês, onde ele explica o peso do ar. Impressão minha ou as vozes dubladas eram muito mais divertidas?

5 comentários:

Zuba disse...

E as assistentes? Que fim levaram? Alguém sabe???

giancarlo rufatto disse...

hahhhahahhahahhahaa q massa.

vou te cobrar um post sobre o doug funny e a banda mais influente dos anos 90 - os beets.

Ana Pimentel disse...

BADABOOM!!!

A primeira assistente Josie é a Alana Ubach. Ela foi a melhor assistente do Beakman. Adorava as caretas dela.

Depois do Beakman ela fez um filme que eu adoro, uma comédia pré-internet chamada "Denise está chamando" (Denise calls up) http://www.imdb.com/title/tt0112844/. Na história ela interpreta uma mulher que faz inseminação artificial, consegue descobrir o telefone do doador e liga pra ele. O filme mostra como esse mesmo cara e os amigos dele só conseguem manter contato por telefone e fax. Ninguém nunca se encontra pessoalmente.

Da última vez em que a vi ela era uma advogada metida em Eli Stone e uma das amigas peruas malucas da Elle Woods em legalmente loira...

Agora a Lisa (Eliza Schneider) era maletinha. Mas é ela quem dubla as personagens femininas do South Park.

Túlio disse...

Valeu pela informação, Ana.

Josie, Liza e Phoebe. Dei uma procurada e achei elas no IMDB. Estão bem gatas umas!

Túlio disse...

Olha só, o Mark Ritts respondeu um email que eu mandei.



********
Thanks for the kind words. I'm delighted you enjoyed our show, which I miss. It's no longer on in the U.S. -- let's hope it comes back one of these days!

Best regards,
Mark / "Lester"